A digitalização da indústria é um processo complexo, cheio de etapas e decisões, e ao longo desse caminho, muitos desafios surgem. Talvez o maior deles seja como estruturar todo o processo de transformação, o que inevitavelmente traz muitas mudanças.
Ainda assim, as indústrias estão cada vez mais em busca de formas de automatizar suas operações com o auxílio de novas tecnologias.
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2016, 48% das indústrias já utilizavam algum tipo de tecnologia em suas operações. Esse número cresceu para 69% em 2021, mostrando que o movimento de digitalização está ganhando força.
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o conceito de Indústria 4.0 e como a adoção de novas tecnologias pode transformar os rumos da sua indústria.
A Indústria 4.0 significa a automação industrial e a integração de tecnologias avançadas. Também chamada de “Quarta Revolução Industrial”, essa fase marca uma mudança profunda não só na forma como as fábricas funcionam, mas também no impacto sobre a sociedade e o aumento da capacidade de produção em escala global.
A Indústria 4.0 se apoia em alguns pilares fundamentais, que são as bases para essa transformação tecnológica. Vamos conhecer cada um deles:
Com o avanço da digitalização, as indústrias precisam se adaptar não só em suas operações, mas também na maneira como se conectam com seus clientes.
No mercado B2B, isso significa implementar canais de vendas digitais que oferecem uma experiência personalizada para cada cliente, baseando-se em dados e insights valiosos sobre o comportamento de compra.
De acordo com a Forrester, o comércio eletrônico B2B deve atingir US$ 3 trilhões nos EUA até 2027, um aumento significativo em comparação aos US$ 1,7 trilhão de 2021. Isso evidencia a tendência de que o futuro das transações B2B está no digital. Enquanto as vendas offline permanecem estáveis, o e-commerce B2B se expande de forma exponencial, provando que quem não se adaptar pode perder espaço.
Pesquisas da Gartner também apontam que até 2025, estima-se que 80% das interações de vendas B2B entre fornecedores e compradores ocorrerão em canais digitais. Esse número demonstra que os clientes estão cada vez mais exigindo interações ágeis e eficientes, e os canais digitais são o melhor meio de suprir essas expectativas.
A automação, já presente na Indústria 4.0, também se aplica ao processo de vendas, facilitando desde a escolha de produtos até a finalização de uma compra.
Os compradores B2B estão mais conectados e exigentes do que nunca. Um estudo da McKinsey & Company mostra que os clientes B2B agora utilizam regularmente mais de dez canais para se conectar com fornecedores, em comparação aos cinco canais que usavam em 2016. Com esse aumento de pontos de contato, se torna essencial oferecer uma experiência de compra personalizada e fluida, algo que só é possível ao integrar dados e tecnologias.
Novas tecnologias utilizadas em canais online possibilitam que as empresas coletem dados em tempo real, não só de seus processos internos, mas também do comportamento de seus clientes. Isso permite uma personalização mais precisa das ofertas, ajustando o catálogo de produtos, os preços e até os serviços oferecidos, com base no perfil de cada cliente.
Dados como histórico de compras, comportamento de navegação e até interações em canais de atendimento são a chave para entender o que cada cliente realmente precisa.
Ainda segundo a McKinsey, 35% dos compradores B2B disseram que estão dispostos a gastar US$ 500 mil ou mais em uma única transação por meio de canais remotos ou online. Isso mostra a confiança crescente nos canais digitais, desde que esses meios de compra ofereçam conveniência e personalização adequadas.
Empresas que conseguem automatizar e personalizar seus processos de vendas por meio de dados e inteligência artificial têm um enorme potencial de crescimento.
De acordo com o relatório B2B Pulse 2022 da McKinsey, quase dois terços das empresas B2B já oferecem recursos de e-commerce, um salto em comparação aos 53% no início de 2021.
A automação, um dos pilares da Indústria 4.0, também tem um impacto direto nos processos de vendas B2B. Ao automatizar tarefas como cotação de preços, envio de propostas e até a realização de pedidos, as empresas conseguem reduzir erros e acelerar processos de venda. Isso permite que os vendedores foquem em tarefas mais estratégicas, como o relacionamento com os clientes e o desenvolvimento de soluções personalizadas e complexas.
Além disso, a modularidade, outra característica da Indústria 4.0, permite que as plataformas de e-commerce B2B sejam escaláveis e adaptáveis conforme a demanda. Isso significa que, à medida que o mercado cresce, sua indústria estará preparada para acompanhar, sem grandes mudanças estruturais.
Com a crescente digitalização e o aumento das vendas online no mercado B2B, a indústria que investir em canais digitais automatizados, baseados em dados, estará pronta para aproveitar as oportunidades que a Indústria 4.0 oferece.
Nesse cenário, a Eazy Go é uma parceira estratégica para indústrias que desejam avançar na digitalização de seus processos de vendas B2B. Através do desenvolvimento modular de um canal de vendas robusto na plataforma VTEX IO, a Eazy Go permite que as indústrias iniciem ou expandam sua presença no e-commerce B2B de maneira ágil e escalável.
A grande vantagem do VTEX IO é sua capacidade de crescer junto com a empresa, acompanhando a evolução do negócio sem a necessidade de grandes intervenções técnicas ou reestruturações. A plataforma já está pronta para escalar, permitindo que a indústria foque naquilo que realmente importa: atender seus clientes com personalização e eficiência, enquanto os processos são automatizados e otimizados.
A Eazy Go desenvolve o layout personalizado e a implantação do canal de vendas em VTEX IO em um prazo de até 35 dias úteis, o que acelera ainda mais a entrada no ambiente digital e garante que a sua empresa esteja pronta para aproveitar as oportunidades de mercado rapidamente.
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