A transformação digital é uma jornada essencial para qualquer negócio. Com a facilidade da venda online, os lojistas veem no e-commerce uma oportunidade de crescimento, tendo uma loja online como extensão da sua loja física.
No caso das indústrias, uma dúvida pode surgir: possuindo um canal online, minha equipe de vendas perderá oportunidades?
E é essa dúvida que iremos responder neste artigo, trazendo também as vantagens de canais omnichannel para as indústrias e formas de integrar loja online e loja física. Acompanhe.
Muitas empresas temem que a introdução de um canal de e-commerce prejudique suas lojas físicas, particularmente em relação à performance da equipe de vendas. Essa preocupação, embora compreensível, é baseada em alguns mitos e percepções desatualizadas. Na verdade, o e-commerce B2B não substitui as vendas presenciais, ele as complementa e potencializa.
O Omnichannel vai além de ter uma loja virtual. Trata-se de oferecer uma experiência integrada e consistente para os clientes, independentemente do canal de venda.
Uma loja online pode alcançar o mundo todo, e está aberta 24hrs por dia, o que proporciona uma visibilidade maior da marca e a possibilidade de uma apresentação completa de portfólio, tornando a venda ainda mais atrativa e intuitiva para o cliente.
Além disso, possuir um canal online permite que a sua empresa automatize processos e colete dados cruciais sobre os visitantes e clientes da página. Assim, vendas recorrentes podem ser feitas em apenas alguns cliques. Por outro lado, os consultores de vendas podem focar em oferecer um atendimento mais personalizado e humanizado para os clientes que desejam negociar valores ou que estão em dúvida sobre produtos.
Quanto mais a equipe entender o comportamento do consumidor, melhor será sua atuação, aproveitando o potencial dos diferentes pontos de interação entre a marca e o cliente.
Nem sempre é simples assegurar que todos os colaboradores compreendam a importância de integrar os fluxos de trabalho.
Do ponto de vista comercial, não deve haver qualquer competição entre as vendas da loja física e as do e-commerce. Embora as soluções tecnológicas ajudem bastante na integração dos processos, elas são de pouca utilidade se as equipes de vendas da empresa não estiverem alinhadas e focadas no mesmo objetivo.
Um dos pontos principais é o compartilhamento de informações importantes, como, o perfil dos usuários e seu comportamento de compra. Parece simples, mas a falta de dados sobre a movimentação dos clientes em diferentes canais prejudica o desenvolvimento de estratégias adequadas.
Essa integração é possível através de treinamentos e alinhamentos com a equipe de vendas, para que elas tenham disponíveis dados importantes dos clientes e usuários da loja online, possibilitando contatos e negociações.
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Além disso, com um e-commerce você pode conquistar clientes do mundo todo, oferecendo uma experiência de compra única para cada um, aumentando a fidelização e as chances de recompra.
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